Bom, dia 17 de agosto eu fui em uma palestra na Alta Vista Investimentos sobre “Processos seletivos”. A palestrante foi a Fábia Barros, gerente do Grupo Foco e eu vou contar as dicas que ela deu!

Primeiro, quanto a estrutura do currículo:
1. Informações pessoais
2. Formação acadêmica (coloca universidade, pós, MBA)
3. Experiências profissionais (no máximo as últimas 3. Colocar nome, data e cargo, na seguinte ordem: atual, penúltima e antepenúltima. Após, faz um resumo das qualificações.
4. Cursos / Palestras: Relevantes PROFISSIONALMENTE!
5. Informações complementares (Empresa Jr., monitoria, pesquisa, idiomas)
Não se coloca pretensão salarial no CV; Não utiliza recursos para chamar a atenção. Menos é mais! Evitar imagens e excesso de cores; No máximo 2 páginas; Não colocar foto, só se pedirem e, sendo assim, colocar foto de passaporte.
Avalie a vaga e só envi se estiver de acordo com seu perfil, não panflete seu CV.

Dinâmica de grupo:
Se trabalha por competências
– Quebra gelo: Não tem fator seletivo, nem eliminatório!
– Apresentação pessoal: é a venda do candidato. Deve ter bom senso, evitar temas polêmicos.
– Atividade principal (em grupo): A hora mais importante é quando estão criando o projeto, não na hora da apresentação do projeto. Deve vestir a camisa, delegar a atividade, ter criatividade. Na hora da apresentação a consultora tira dúvidas que ficaram.
– Atividade de encerramento: Serve para “baixar a guarda”.

Entrevistas:
Existem vários tipo:
– Por competências: Pede exemplos e os questiona;
– Tradicional / investigativa: Estilo mais antigo;
– Telefone: Elimina dúvidas;
– Videoconferência: Pode prejudicar por causa do atraso, atrapalha a naturalidade;
– Outro idioma: Para conferir se sabe mesmo
Avaliam liderança, criatividade, entusiasmo.

Fique ligado:
– Contato telefônico: Caixa posta de adulto!
– Pontualidade: Sempre chegar 10 minutos antes;
– Comunicação: Ser verdadeiro, natural;

Apresentação pessoal
Para mulheres:
Calça escura, evitar bota para fora da calça (sensual), calça jeans escura (só se a empresa permitir), cuidado com calça colada e decotes. Para banco, sempre de terninho. Pode usar também veludo, sarja. Pode ser sapato com ou sem salto. Não ficar mexendo no cablo, se for o caso, prenda! Bijouterias discretas, pequenas. Passa perfume e se maqueia, mas sem exagero. Não ir toda de preto, fica sensual também; qualquer coisa, põe um lenço. Pode usar unha vermelha, desde que bem feita!

Para os homens:
Sem barba, cabelo arrumado, sem bijouterias. Sarja, jeans escuro ou calça social. Com calça social: camisa de manga comprida dobrada. Pode por blaser sem gravata. Sapato social, meia preta. Unhas bem feitas. Passar perfume, limpar óculos.

Para os dois:
Celular desligado; Nunca sair durante uma dinâmica!

Postura:
Ficar o mais parado possível. Não cruzar o braço, se cruzar, deixa as duas mãos aparecendo. Sem mão no bolso, se for colocar, coloca só uma ou o dedão. Segurar folha na cadeira para não tremer (apoiar). Não ficar mexendo na caneta, relógio, etc. Tudo mostra nervosismo.

Redes sociais:
As mídias serão vasculhadas. Deixar sempre uma coisa mais sóbria, se expor menos. Cuidado com as comunidades. Cuide da sua imagem!

É isso, gente! Espero ter ajudado compartilhando essas informações com vocês! ;D